Caiado vistoria obras e confirma inauguração do Cora no dia 25 de setembro

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), vistoriou nesta segunda-feira (8/9) obras em Goiânia, incluindo o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), que será oficialmente inaugurado em 25 de setembro. Para o chefe do Executivo, a unidade representa um marco para a saúde pública brasileira.
“Hoje, faz três meses que autorizamos a entrada de crianças para serem tratadas no Cora. É inédito o que nós fizemos em Goiás, superando todas as dificuldades e todos aqueles que dificultaram a construção desse hospital”, afirmou Caiado, ao destacar que o empreendimento foi concluído em apenas 25 meses.
Estrutura e funcionamento
O Cora iniciou atividades em 9 de junho, em fase de pré-operação, sendo o primeiro hospital estadual 100% SUS voltado ao atendimento oncológico de crianças e adolescentes. Administrada pela Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital de Amor de Barretos (SP), a unidade já contabiliza:
-
25 crianças em tratamento contra leucemia;
-
mais de 100 pacientes atendidos, sendo 60 em tratamento;
-
duas neurocirurgias semanais;
-
450 consultas, 46 internações e 350 quimioterapias apenas em julho.
Com investimento de R$ 255 milhões, o hospital contará, quando totalmente concluído, com 148 leitos e capacidade para atender cerca de 300 casos de câncer por ano.
Outras obras vistoriadas
Além do Cora, Caiado acompanhou o andamento de outras obras estratégicas:
-
Autódromo Internacional Ayrton Senna – em reconstrução para sediar o MotoGP 2026, com previsão de entrega para dezembro deste ano. O presidente da Goinfra, Pedro Sales, informou que as vistorias serão mensais até a certificação internacional da pista.
-
Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França – que passará por grande expansão, multiplicando por cinco sua área edificada e incluindo mais de 200 espaços para atividades artísticas. A entrega está prevista para o primeiro semestre de 2026.
“Estamos criando uma estrutura à altura, digna, para dar cada vez mais espaço a jovens e crianças com talento artístico”, destacou Caiado.



